sábado, 17 de abril de 2010

PEQUENOS REPAROS

Na execução de emendas e/ou reparos em geral o mais importante é observar que as fibras do suporte original( o livro ou documento que será consertado) e do papel que será utilizado para esse fim estão direcionadas no mesmo sentido e se as características de textura, cor e espessura do papel escolhido as adaptam.


Há algumas situações a considerar no que concerne á reconstituição manual de um suporte original, tais como:


1- rasgos de folhas, preparar a área danificada acamando a fibra do papel de ambos os lados e em toda a extensão do rasgo, utilizando-se um pincel seco e uma pequena dobradeira(espátula).
Preparar uma tira de papel japonês adotando uma medida maior no mínimo 5mm dos bordos dos rasgos, alisando bem suas fibras, com a espátula, dos dois lados e aplica-la, já com a cola metilcelulose( metilam ) sobre as partes unidas do mesmo pelo verso da folha. Utilizando uma espátula de osso e um pedaço de voil (tecido fininho, de cortina) e de um mata borrão ( ou outro papel absorvente), proceder a planificação do remendo. Deixar secar a folha remendada entre um sanduíche de voile, mata borrão e placa de vidro e sobre esta colocar alguns pesos, caso tenha uma prensa, proceda da mesma forma, substituindo as placas de vidro por placas de eucatex forradas de fórmica.


2- folhas com perda de área (faltando um pedaço), se deve, como foi explicado no caso anterior, observar todas as características do suporte original e do papel escolhido para o enxerto. Em seguida tira-se um molde com papel transparente (papel vegetal ou de seda) da área a ser completada, excedendo, no mínimo, 5mm sobre o limite da falha. Com o bisturi, desbasta-se a área excedente da área do dano no suporte original e no papel que será utilizado em seu preenchimento, concluir a reconstituição com cola metilcelulose. Concluir a operação com a fixação de um reforço de papel japonês pelo verso da área tratada. Para execução do processo de planificação e secagem da área reconstituída, utilizar o mesmo material e método exposto no caso anterior.


Sempre que se efetuar qualquer tipo de reconstituição em livros ou documentos, deve-se ter certeza da completa execução da operação, antes de devolve-lo aos locais de guarda.




Fonte de referência usada para o item Pequenos Reparos:
SPINELLI, Jayme. Introdução à Conservação de Acervos Bibliográficos, Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário