quarta-feira, 14 de abril de 2010

A IMPORTANCIA DA PRESERVAÇAO - PARTE II


É necessário, a princípio, falar das qualificações e preparo das pessoas ou equipe que vai desenvolver esse trabalho. Existem cursos especializados de restauração, conserto, recuperação e preservação de bens móveis, dentre eles os livros. Quem for trabalhar nessa área precisa ter feito um curso ou ter orientação de alguém devidamente qualificado. Mas, se você é habilidosa, sensível e gosta muito dos seus livros, com as dicas que vão ser mostradas aqui, é possível você fazer os reparos mais simples que sua biblioteca precisa.

Conceito:Recuperação, concerto ou reparo é uma intervenção simples, com ações estabilizadoras, sempre respeitando a integridade do documento, interferindo o menos possível, apenas recuperando sua integridade física, sempre respeitando a reversibilidade.

Todo o produto que for irreversível não serve para restauração ou conserto, porque impedirá que no futuro possa ser removido para que sofra uma nova intervenção mais eficaz. Além disso, quando o produto é irreverssível o erro também o será.
Antes de se iniciar qualquer tratamento é muito importante reconhecer e avaliar o material. Assim será possível determinar o tratamento a ser feito, com a segurança necessária. É importante que para cada peça a ser consertada seja feita uma ficha com suas características gerais, o tipo de problema que tem e no decorrer do trabalho ir anotando o que foi feito até o resultado final. Também é importante a fotografia, deve mostrar a obra antes de iniciar o trabalho de conserto e como ficou depois dele terminado, é a tão conhecida foto do “antes e depois”.




Imagens do livro "As Lusíadas" (edição do ano de 1879), restaurado em 1993, por Beth Carriconde (trabalho realizado na Escola Artesanal Arte do Livro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário